Translate

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Chocolate é vício?





Se você come uma barra de chocolate uma ou duas vezes por ano, você provavelmente pode pular este artigo. Porém, se você ama AMA chocolate, seria quase capaz de matar para obtê-lo, ou se chocolate é uma parte importante da sua dieta, então você precisa ler isto.



A necessidade de ingerir chocolate pode na verdade ser a mensagem do seu corpo pedindo magnésio, já que este é presente em grandes quantidades no cacau. Isto acontece especialmente com mulheres que sentem vontade de comer chocolate antes de menstruarem, ou com aquelas que sofrem de tensão pré menstrual. O magnésio auxilia no equilíbrio dos sintomas da tensão pré menstrual por estar intimamente ligado à produção do hormônio progesterona. A carência de magnésio pode levar a níveis inadequados de progesterona, acarretando a síndrome pré menstrual. O corpo, em sua sabedoria, "pede" por chocolate, pois chocolate é rico em magnésio. O aspecto infeliz disso tudo, porém, é que o chocolate é também rico em cafeína, e uma substância similar a esta, teobromina, que super estimula as glândulas supra renais levando-as ao esgotamento. Muito da sintonia fina dos hormônios sexuais é realizado pelas supra renais, e o seu esgotamento ou enfraquecimento aumenta a sindrome pré menstrual. Assim, o chocolate acaba aumentando o problema, apesar de ser rico em magnésio.



Portanto, é muito melhor usar a sua "gana" de comer chocolate como um lembrete para obter o magnésio que seu corpo precisa através de uma outra fonte. A solução mais fácil é suplementar sua dieta com 400 mg de magnésio por dia. Atualmente,a melhor forma de magnésio pelo custo é o citrato de magnésio. É acessível, fácilmente absorvido e eficaz. Para casos severos de TPM or SPM, tome magnésio o mês todo. Para casos mais leves, tome a partir do dia da ovulação (12-14 dias após o início da menstruação) até o início do próximo ciclo menstrual. Essa necessidade física de chocolate deverá diminuir rapidamente, frequentemente entre uma a duas semanas depois de iniciar-se a suplementação com magnésio, e tende a desaparecer ou remanescer imperceptível enquanto a quantidade adequada de magnésio continuar a ser ingerida diariamente. Alimentos ricos em magnésio como kelp, amêndoas, castanha de caju e outras nozes, sementes de gergelim (marrons), trigo integral, ervilhas e feijões também devem ser mais ingeridos.






quinta-feira, 8 de maio de 2008





Você sabe como se alimentar corretamente?

O ato de comer
A maneira a qual você come tem tanto efeito sobre as suas glândulas supra renais quanto o que você come. Antes que você faça sua refeição, é importante a preparação do corpo para que este comece o complicado processo da digestão, absorção e utilização da energia e dos nutrientes.
Se você tem controle sobre o ambiente em que faz as refeições, escolha um local pacífico com uma atmosfera prazerosa. Se não, imagine um local tranquilo e use algo como fones de ouvido ou imagens para transformar os arredores.

Ouça música ou outros sons relaxantes através dos fones de ouvido e olhe ou imagine coisas que são relaxantes e bonitas. Entregue-se a pensamentos gratificantes. Comer junto aos amigos também é uma boa idéia. Conversação simpática e boa companhia favorecem relaxamento e digestão. Fazer refeições com pressa enquanto pensa em trabalho e problemas, ou almoçando/jantando com pessoas ou em situações que deixam você tenso fazem mal à saúde.

Coma sentado, não de pé na pia, nem andando de um lado para outro, nem dirigindo ou deitado mas realmente sentado em um lugar tranquilo. Antes de levar o alimento à boca, faça uma pausa para desacelerar.

Respire fundo e expire depois que estiver sentado (a) e pronto para comer. Respire fundo uma segunda vez, prenda o ar nos pulmões por alguns segundos, e então expire. Uma terceira vez inspire, insuflando o ar profundamente no abdomen, segure por um tempo um pouco maior, então expire. A idéia não é ver se você fica azul, mas sim ajudar seu corpo a relaxar. Quando nos descontraímos, a parte do nosso sistema nervoso responsável pela digestão está livre para trabalhar corretamente. Segurar a respiração por 10 a 20 segundos é uma boa maneira de ajudar o corpo a começar a relaxar.

A seguir, aproveite o momento para dar graças, porque só pelo fato de você estar vivo, está na posse de muitas bênçãos. Associando seu corpo e mente juntos com uma respiração pausada e gratidão assenta seu organismo e prepara-o para a refeição. Se for possível, coma devagar e tranquilamente. Comer dessa forma também faz com que o alimento seja digerido mais completamente, permitindo que você aproveite o máximo dos nutrientes presentes na comida e tenha menos problemas associados à digestão. É também mais agradável.

Mastigue
bem seu alimento porque isto faz uma tremenda diferença para a digestão. A regra para a mastigação é bem simples: mastigue, mastigue, mastigue. Mastigue 30 vezes cada bocado se possível. Se você tiver má digestão ou azia, mastigue o dobro, ou seja 60 vezes. Com pacientes diabéticos ou que têm problemas digestivos, eu sempre recomendo que mastiguem 100 vezes cada bocado, porque quanto mais mastigação, o alimento vai sendo mais completamente misturado com saliva, que contém enzimas para a digestão.

Além disso, o ato de mastigar é relaxante.

“Adrenal Fatigue, the 21st century syndrome”,James L. Wilson