Translate

quinta-feira, 8 de maio de 2008





Você sabe como se alimentar corretamente?

O ato de comer
A maneira a qual você come tem tanto efeito sobre as suas glândulas supra renais quanto o que você come. Antes que você faça sua refeição, é importante a preparação do corpo para que este comece o complicado processo da digestão, absorção e utilização da energia e dos nutrientes.
Se você tem controle sobre o ambiente em que faz as refeições, escolha um local pacífico com uma atmosfera prazerosa. Se não, imagine um local tranquilo e use algo como fones de ouvido ou imagens para transformar os arredores.

Ouça música ou outros sons relaxantes através dos fones de ouvido e olhe ou imagine coisas que são relaxantes e bonitas. Entregue-se a pensamentos gratificantes. Comer junto aos amigos também é uma boa idéia. Conversação simpática e boa companhia favorecem relaxamento e digestão. Fazer refeições com pressa enquanto pensa em trabalho e problemas, ou almoçando/jantando com pessoas ou em situações que deixam você tenso fazem mal à saúde.

Coma sentado, não de pé na pia, nem andando de um lado para outro, nem dirigindo ou deitado mas realmente sentado em um lugar tranquilo. Antes de levar o alimento à boca, faça uma pausa para desacelerar.

Respire fundo e expire depois que estiver sentado (a) e pronto para comer. Respire fundo uma segunda vez, prenda o ar nos pulmões por alguns segundos, e então expire. Uma terceira vez inspire, insuflando o ar profundamente no abdomen, segure por um tempo um pouco maior, então expire. A idéia não é ver se você fica azul, mas sim ajudar seu corpo a relaxar. Quando nos descontraímos, a parte do nosso sistema nervoso responsável pela digestão está livre para trabalhar corretamente. Segurar a respiração por 10 a 20 segundos é uma boa maneira de ajudar o corpo a começar a relaxar.

A seguir, aproveite o momento para dar graças, porque só pelo fato de você estar vivo, está na posse de muitas bênçãos. Associando seu corpo e mente juntos com uma respiração pausada e gratidão assenta seu organismo e prepara-o para a refeição. Se for possível, coma devagar e tranquilamente. Comer dessa forma também faz com que o alimento seja digerido mais completamente, permitindo que você aproveite o máximo dos nutrientes presentes na comida e tenha menos problemas associados à digestão. É também mais agradável.

Mastigue
bem seu alimento porque isto faz uma tremenda diferença para a digestão. A regra para a mastigação é bem simples: mastigue, mastigue, mastigue. Mastigue 30 vezes cada bocado se possível. Se você tiver má digestão ou azia, mastigue o dobro, ou seja 60 vezes. Com pacientes diabéticos ou que têm problemas digestivos, eu sempre recomendo que mastiguem 100 vezes cada bocado, porque quanto mais mastigação, o alimento vai sendo mais completamente misturado com saliva, que contém enzimas para a digestão.

Além disso, o ato de mastigar é relaxante.

“Adrenal Fatigue, the 21st century syndrome”,James L. Wilson