Translate

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Pão de trigo vermelho (espelta)

  
 Esta é uma excelente receita de pão adequado para o consumo de pessoas sensíveis ao glúten. A Espelta  ou Trigo Vermelho (Tricutum spelta) é uma espécie da família das gramíneas, próxima do trigo.
Muito consumido em partes da Europa desde a Idade do Bronze até a Idade Média, hoje é pouco plantado, embora ainda seja cultivado na Europa Central e na Itália, e tenha encontrado um novo mercado na área de alimentos saudáveis.
O Espelta é o trigo selvagem original que existia  na Europa antes da revolução agrícola.  Contém os 8 aminoácidos  essenciais para o ser humano. Os grãos de espelta são moídos em mós de pedra, mantendo assim intactas todas as propriedades nutritivas da casca e do miolo do cereal.




Delicioso Pão de Espelta (rende um pão de forma)


3 xícaras de chá de farinha de Espelta (se for orgânica melhor)
1 1/4 xícara de água morna (40C)
1 1/2 colher de sopa de manteiga derretida
1 1/2 colher de sopa de mel ou açúcar mascavo
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de fermento biológico granulado
1 ovo
Sementes de abóbora, gergelim, de linhaça ( opcional) 1/2 xícara


Em uma tigela grande, coloque a espelta, o sal e as sementes. 
No liquidificador (ou mixer) bata juntos a água morna, a manteiga, o açúcar ou mel, o ovo e o fermento biológico. Quando estiver bem dissolvido, junte à tigela com os outros ingredientes e misture com uma colher até incorporar bem. 
A massa tem que ficar meio mole, e o segredo deste pão é não sovar muito, no máximo 5 minutos. Passe a massa para uma superfície enfarinhada com espelta e trabalhe delicadamente a massa. Ela vai estar bem macia, um pouco pegajosa, mas não se preocupe. 
Adicione pouquíssima espelta adicionalmente somente pra fazer uma bola e ponha pra crescer dentro da tigela coberta com um pano. 
Após a massa estar com o dobro do volume, cuidadosamente transfira para uma superfície polvilhada com mais farinha e abra com o rolo até ficar com cerca de 2 cm de espessura; enrole como rocambole e faça um pão. Coloque para crescer numa fôrma retangular para pão de forma. 
Preaqueça o forno a 180C; deixe a forma coberta próxima ao calor do forno (por exemplo, sobre o fogão). Isso ajuda a crescer mais rápido. Após uns 20 minutos você já pode colocar o pão para assar. Retire do forno quando estiver cheirando e quando ao bater com uma colher na superfície fizer um som oco.
É uma delícia e muito saudável!! 

domingo, 4 de outubro de 2009

Caçarola de verão



Esta receita deliciosa reúne proteínas, vitaminas e fibras com ingredientes especiais para auxiliar no controle do peso com muito sabor; como alternativa podem ser usadas as carnes de frango ou peru, moídas, assim como pimentões de cores variadas. O quiabo é um dos vegetais mais ricos em fibras, o que favorece pessoas com problemas de prisão de ventre, além de ajudar a baixar o colesterol e o açúcar no sangue, possuindo ainda vitaminas do complexo B, vitamina C e beta-caroteno.
Você vai notar que muitos temperos e especiarias são utilizados. Quando se cozinha com baixa gordura e sal,  a utilização de ervas e temperos é muito importante, pois não só acentua o sabor do prato como também aproveitamos as propriedades medicinais e dietéticas desses mesmos temperos e ervas.


CAÇAROLA DE VERÃO

500 g carne moída magra ( ou frango ou peru)
3 xícaras de quiabo, em fatias de 1 cm
2 xícaras de pimentão verde picados
2 xicaras de cebola picada
2 xícaras de beringela descascada e picada
1 xícara de caldo de carne ( ou de galinha)
1 colher de chá de mostarda em pó
1 colher de chá de alho em pó (ou 2 dentes de alho moidos)
1/2 colher de chá de dill seco ( ou 1 colher de sopa de dill fresco)
1 colher de chá de cominho em pó
pimenta caiena a gosto
Coentro fresco
1/4 xícara de vinagre de maçã
Suco de um limão
4 tomates picados
1/2 xícara de molho ou extrato de tomate
Sal marinho

Preaqueça o forno a 180 C e unte um pirex com spray para untar. Comece preparando os quiabos: lave, enxugue um a um, corte as pontas e fatie. Coloque os quiabos fatiados numa tigela com o suco de limão e reserve. Numa outra tigela, ponha a carne com o cominho, alho, sal a gosto, mostarda e misture bem. Escorra o quiabo, junte com a beringela, a cebola e o pimentão em uma tigela. Salpique com sal, pimenta caiena , dill e o coentro fresco picado. Deixe tomar gosto por alguns minutos. Em uma tigela separada, junte os tomates picados com o molho ou extrato de tomate e reserve. Coloque um terço dos legumes com pimenta no processador e pulse até ficar bem miudinho.

Coloque uma panela não aderente no fogo, unte com óleo ( se possível o spray - usa-se muito menos óleo assim) e frite a carne até dourar; transfira-a para uma travessa e na mesma panela, junte um pouco do caldo de carne e coloque os legumes do processador, fritando bem até dourarem um pouco. Adicione a mistura de tomates, o resto do caldo de carne e o vinagre de maçã; apure no fogo por 20 minutos em média até que quase todo o líquido se evapore. Junte os legumes restantes e cozinhe por mais 10 minutos.  Combine a carne com os legumes cozidos no pirex já untado, cubra com papel alumínio e leve ao forno por 20 minutos.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Maravilhoso Smoothie ( shake)



Este smoothie é uma proposta deliciosa para o café da manhã ou para o lanche da tarde. Extremamente saudável, repleto de fibras e minerais aliados ao benefício da semente de linhaça, que é comprovadamente uma fonte da rejuvenescedora e controladora do apetite, controla a fome e o mantém a silhueta com muito sabor.

Você vai precisar de:

240 ml de água filtrada
1 colher (sopa) suco de limão (ou 1 colher de chá de vinagre de maçã)
1 ou 2 envelopes de stevia em pó
1 xícara de fruta picada e congelada ( escolha entre maçã, pera, morangos, mirtilo, amoras, framboesas, pêssegos, kiwis ou nectarinas)
1 colher de sopa de óleo de semente de linhaça
1 colher de sopa de semente de linhaça moída
1/3 de xícara de soro de leite em pó (whey protein)

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até ficar bem cremoso. Sirva em um copo alto com canudo. Hmmmmmmmmmmmmmmmm... eu não fico sem!!

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Assadeira de peru para o final de semana (2 porções)


Delicie-se com este prato no seu dia de folga! Saborosas ervas aromáticas e muita fibra são uma ótima fonte de energia ao passo que ajuda você a manter a linha. Erva-doce, dill e alho ajudam o processo digestivo, e a salsa colabora para reduzir a retenção de líquidos...

250 g de peito de peru moído
1 xícara de cogumelos picados ( de preferência frescos)
1/2 xícara de cebola picada
1/2 xícara de pimentão vermelho picado
1/4 colher de chá de dill
1/4 colher de chá de erva-doce, triturada
1 dente de alho, esmagado
2 ovos batidos
1/4 xícara de salsa fresca, picada
2 tomates médios, em fatias finas


  • Preaqueça o forno a 180 C.
  • Em uma frigideira ou caçarola grande, cozinhe o peru, cogumelos, cebola, pimentão, dill, erva-doce e alho até que o peru esteja cozido.
  • Escorra o líquido que se ajuntou do cozimento, e coloque a mistura em um pirex raso ( daqueles para torta). Em uma tigela média, misture os ovos e a salsa e então espalhe-os sobre a mistura do peru.
  • Leve ao forno sem cobrir por 25-30 min. ou até que a parte de cima esteja firme.
  • Guarneça com as fatias de tomate e sirva.
          Você vai notar que o sal não é mencionado na receita. Fica a seu critério a quantia de sal, mas a receita original é assim mesmo, para realmente ajudar na eliminação de líquidos do organismo...


(Extraído do livro "The Fat Flush Plan " de  Ann Louise Guittleman (nutricionista americana, conhecida mundialmente como a primeira dama da nutrição).)

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Pão de forma sem glúten



Este pão é realmente delicioso... Eu gosto de fazer duas receitas, porque uma vez saído do forno, a gente começa a comer e não quer parar... Fica ótimo com qualquer patê, hummus, manteiga derretida ou mesmo torrado simplesmente acompanhando sopas ou um cafezinho. Para fazê-lo você vai precisar da mistura básica para receitas sem glúten, que é uma farinha sem trigo. Também precisa de "goma xantana", um ingrediente que dá maciez e deixa a massa esponjosa ( coisa que no pão de trigo é proporcionada pelo glúten).


Pão de forma sem glúten


Abreviações:
cs= colher de sopa      cc = colher de chá    x = xicara

1 cs fermento biológico granulado seco
1 cs açúcar ( que pode ser mascavo, orgânico etc)
1 1/2 x água morna

2 1/2 x farinha especial sem glúten** (veja receita abaixo)
2 cc goma xantana
1 cc sal

2 ovos
1 1/2 cs óleo
1 cc vinagre de maçã (ou suco de limão)

1. Comece misturando o fermento e o açúcar numa tigela e adicione a água morna misturando bem para dissolver. Deixe a mistura descansar enquanto prepara os dois outros grupos de ingredientes - a mistura do fermento vai formar uma "esponjinha".

2. Em uma outra tigela grande, misture a "farinha", a goma xantana e o sal , certifique-se de misturar bem os ingredientes.

3.Em uma terceira tigela, bata os ovos, o óleo e o vinagre até que fiquem espumantes.

4. A esta altura, a mistura do fermento deverá estar espumante, coloque-a então junto com a mistura de ovos na tigela com a farinha. Mexa todos os ingredientes, até que fique com consistência de pasta.  Unte uma fôrma para pão, e vá colocando a massa às colheradas, preenchendo toda a forma e alisando a superfície com as costas da colher. Preaqueça o forno a 200 C, enquanto isso deixe a forma com a massa de pão cobertos com um pano sobre o fogão para que cresça um pouco. Quando estiver quase chegando na beirada da forma, asse até que esteja corado na superfície; se quiser enfie um palito no centro para se certificar que está assado. Este pão tem uma consistência um pouco diferente de pães feitos com trigo; se quiser comê-lo ainda quente, estará um pouco úmido por dentro; é normal e não significa que está cru.
  •  **Farinha sem gluten
3 partes de farinha de arroz integral ( ou farinha de arroz comum)
3 partes de maisena
2 partes de farinha de soja
1 parte de farinha de amêndoa ( moa as amendoas no liquidificador até virar um pozinho)

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Cookies sem glúten!!

Esta receita de biscoitos foi testada hoje e aprovada! É completamente livre de glúten e derivados do leite. Você pode também substituir o açúcar por adoçante, mas evite aspartame ou sacarina, se quiser usar um adoçante natural escolha stevia, que pode ser encontrada a granel, ou mesmo Splenda que apesar de não ser natural é feito a partir do açúcar de cana.

    Biscoitos sem gluten para a hora do chá

400 g polvilho doce
75 g farinha de arroz ( pode ser de arroz branco ou integral)
120 g açucar ( ou adoçante - ajuste a quantidade de acordo com o fabricante)
1 1/2 colher de chá de fermento em pó
150 ml  Leite de Coco
2 ovos
1 colher de chá de baunilha

Preaqueça o forno a 180 C. Numa tigela funda misture metade do polvilho, a farinha de arroz, o açucar ou adoçante, o fermento , a baunilha e o leite de coco com os ovos. Misture bem, e deixe descansar por meia hora. Depois desse tempo, misture o resto do polvilho, amassando bem até que desgrude das mãos e dê para enrolar.
Forre uma assadeira com papel manteiga e vá colocando bolinhas da massa, e aperte-as com um garfo para achatá-las um pouco. Leve ao forno por 20 minutos ou até que estejam secos. Se quiser mais crocantes, espere até que as beiradas estejam levemente douradas. Não asse muito.

Sirva acompanhado de um café ou chá quentinho... Hmmm !!