Translate

domingo, 7 de novembro de 2010

Pão de Batata sem Glúten

Depois que comecei a evitar a ingestão de pães, farinha de trigo e seus comparsas, de quando em quando encontro uma receita nova para driblar essa lacuna que se forma quando se pára de consumir esse item tão  básico da nossa alimentação.


Minha mãe também está aderindo à dieta do "não-ao-glúten" e descobriu esta receita que experimentamos pela primeira vez ontem. 

 Pão de Batata sem Glúten






1 sachê de fermento biológico (10g)
1 colher de sopa de açucar
1 copo americano (200 ml) de leite morno
1 caixa de creme de arroz (200g)
1 caixa de fécula de batata (200g)
2 batatas grandes cozidas e amassadas
3 ovos
2 colheres de sopa de margarina
1 colher de sobremesa de sal


      Misture o fermento com o açucar   e 100 g do creme de arroz.  Deixe descansar 10 minutos. Numa tigela  ponha a batata amassada, a margarina e o restante do creme de arroz, os ovos e com o leite vá misturando aos poucos, acrescente a fécula por último.
      Misturar bem com uma colher de pau. Juntar essa mistura com a primeira (o fermento) e colocar mais leite se necessário. O sal vai por último. O pão cresce bastante. Depois de assado, ainda no forno, passe margarina na superfície do pão para a casca não endurecer.


Como vocês podem ver, hoje (dia seguinte) isso que está na foto foi só o que sobrou! É bem gostoso e ótimo quando sai do forno com margarina ou manteiga. No dia seguinte, fica um pouco mais seco (como qualquer pão sem glúten) e uma idéia é passar manteiga ou margarina e aquecer numa frigideira ou no forno... 


quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Biscoitos de Polvilho (tapioca flour sticks)


Sequinhos, gostosos, perfeitos para acompanhar um cafézinho ou um chá, estes biscoitos são uma tradição brasileira, muito fáceis de encontrar em supermercados e padarias. Esta versão caseira é deliciosa (além de não conter glúten!) no café da manhã ou lanche da tarde.

     Sempre que gosto de algum prato, procuro aprender a fazê-lo, e quem cozinha sabe que encontrar uma receita que dê certo nem sempre é tarefa fácil. 

             O biscoito de polvilho, apesar de tão comum e aparentemente fácil de fazer é na verdade um desafio quando se busca um resultado perfeito.

              Fiz modificações e testes muitas vezes com esta receita até que conseguisse  o resultado que vocês podem ver abaixo (estes foram feitos hoje, para o café da manhã).

  • No Brasil pode-se encontrar o polvilho (ou amido de mandioca) em duas versões: o doce e o azedo.  Fora do Brasil, você pode encontrar em lojas ou mercados de alimentos naturais (exemplo: Bob Red´s Mill )  ou especializados em produtos asiáticos. Procure por "tapioca flour", "tapioca starch". Diferentes marcas poderão ter diferentes resultados, dependendo do tamanho dos ovos que você usar e do seu forno.
  • No caso do polvilho brasileiro, tanto o doce como o azedo servem para esta receita.
BISCOITO DE POLVILHO ASSADO


500 g de polvilho de mandioca                
1 xícara de água*
1 xícara de óleo
1  xícara de leite
1 colher de sopa de sal
1 colher de sopa rasa de açúcar
4 ou 5 ovos 

* 250ml  


Modo de fazer:
  1. Corte a boca do saquinho do polvilho com uma tesoura (reserve o saquinho, mais tarde vai servir para moldar os biscoitos) , despeje-o numa tigela funda, junte o sal e o açúcar.
  2. Reserve.
  3.  Leve ao fogo numa vasilha alta o leite, a água e o óleo. 
  4. Espere levantar fervura (cuidado para que não derrame), e quando estiver borbulhando, despeje-o sobre o polvilho. 
  5.  Misture bem até o líquido incorporar totalmente na farinha. Deixe esfriar. Quebre os ovos em um outro recipiente pequeno e vá  misturando ao polvilho escaldado, mexendo até misturar bem. 
  6. Pode também usar a batedeira, com as pás de misturar massas.  
  7. Unte uma assadeira grande com um pouquinho de óleo, e ligue o forno a 200 graus. 
  8. Coloque colheradas da massa dentro do saquinho vazio do polvilho e corte uma das pontinhas do mesmo para fazer os biscoitos. 
  9. Vá colocando porções de massa em forma de biscoitos compridos na assadeira, deixando um espaço de 1 ou 2 cm entre eles. 
  10. Leve ao forno quente (200C)  por cerca de 15 minutos e depois disso abaixe a temperatura, deixando os biscoitos assarem até ficarem corados e começarem a cheirar.

Você pode deixá-los mais dourados ou branquinhos, é só regular o tempo de forno. Vá assando até a massa terminar ( só é necessário untar na primeira vez).

 Vão muito bem com aquele cafézinho passado na hora!
Bom apetite!

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Filé de Peixe ao Molho de Alcaparras






A carne de peixe é famosa por ser nutritiva e saudável, mas poucas pessoas sabem porque isso é verdadeiro. Em primeiro lugar, a carne de peixe contém uma quantidade elevada de proteína animal, semelhante à quantidade encontrada nas carnes bovinas. Além disso, encontramos as vitaminas A, B1, B2, B6, C, D e E. Ainda, encontramos elementos minerais vitais para o ser humano, como o sódio, ferro, cobre e zinco, entre outros. 

Entretanto, se compararmos a carne de peixe com a carne bovina ou suína, poderemos constatar grandes vantagens dos peixes em termos de qualidade, pois a carne de peixe é muito mais benéfica à saúde. Para começar, a maior parte das gorduras dos peixes é insaturada e, dependendo da espécie de peixe, a gordura pode representar somente 1% do peso da carne. 

A carne de peixe apresenta uma grande qualidade que nem sequer existe nas carnes vermelhas: a presença de um componente que é muito benéfico à saúde, conhecido como ômega 3. O ômega 3 é um ácido que ajuda a reduzir as taxas de colesterol, diminuindo a incidência de doenças cardiovasculares. Auxilia, também, na regeneração de células nervosas, influindo no combate à depressão e distúrbios do sono. Por atuar no sistema nervoso, o ômega 3 diminui o risco de desenvolvimento do Mal de Alzheimer, demência e cansaço mental. 


...........................................................................................................................................................................

Ingredientes:


8 filés de peixe (pescada, ou outro peixe branco de carne macia)
1/2 xícara de cebola picada
2 dentes de alho amassados com sal
1/2 xícara de alcaparras em conserva, escorridas
1/2 xícara de cenouras cortadas em rodelas finas
1/2 xícara de cebolinha verde picada
1/2 xícara de salsa picada
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de manteiga
1 cubo de caldo de caldo de galinha dissolvido em 2 xícaras de água fervente
Sal a gosto-pimenta do reino-suco de limão

Como fazer:

Tempere os filés com pimenta, suco de limão e sal. Reserve. Em uma panela pequena, derreta a manteiga e refogue o alho e cebola. Adicione a cenoura em rodelas e deixe cozinhar até amolecer levemente (1 a 2 minutos). Junte as alcaparras e o caldo de galinha com a farinha de trigo; mexa bem e deixe engrossar um pouco. Enrole cada filé de peixe, se precisar use um palito para manter os rolinhos e coloque-os lado a lado num refratário médio untado com um pouco de óleo de oliva. Salpique metade da salsa e cebolinha verde sobre eles. Espalhe o molho das alcaparras sobre os rolinhos de peixe e decore o prato com o restante da salsa e cebolinha picados. Cubra com papel alumínio e leve ao forno médio (200 C) preaquecido ; após 10 minutos remova o alumínio e deixe assar mais 5 minutos ou até que o peixe esteja cozido (Teste espetando o peixe com um garfo. Se a carne do peixe se soltar em lascas, está pronto).  Sirva com arroz branco.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Pãozinho de Queijo Mineiro (MESMO!)

   O  único e verdadeiro  Pãozinho de Queijo - enfim!!


                       Um dia, há muitos e muitos anos, quando era ainda criança, experimentei pela primeira vez um pãozinho de queijo. Não me lembro em que ano isso aconteceu, mas me lembro bem que foi paixão à primeira mordida! 
Naquela época, encontrar esse petisco delicioso era coisa que demandava tempo. Não havia muitas padarias que  comercializavam, e dentre aquelas que esporádicamente o faziam, poucas ofereciam o verdadeiro pãozinho de queijo com a textura esponjosa, a casquinha crocante e o sabor de quero mais. 
Alguns anos depois, quando comecei a desenvolver meus dotes culinários,  parti em busca da receita ideal. Não foi fácil, muitas fornadas iam para o lixo, outras eram consumidas mas sempre parecia que havia algo faltando... Parmesão, Queijo prato, mussarela, meia cura... Polvilho doce, ou azedo... Etapas seguidas à risca e resultados duvidosos e decepcionantes. ,

A ironia de tudo isso é que só fui finalmente encontrar aquilo que tanto procurei no Brasil "fora" do Brasil! 

        A amiga Isabela,  mineira de BH, quando morava aqui em Vancouver, gentil e graciosamente compartilhou comigo esta receita criada e adaptada pela sua mãe.
        A atenção com os ingredientes é crucial no preparo desta receita. Para os que estão no Brasil e teem acesso ao Queijo Meia Cura, usem-no: é o que dá os melhores resultados, embora possam ser usados o parmesão, prato, mussarela etc. Aos que moram no exterior, o melhor é usar o Feta. É um queijo grego feito com leite de ovelha, e vaca,  de sabor semelhante ao nosso queijo meia cura e queijo fresco.
        Já o polvilho, no exterior, é encontrado em casas de produtos brasileiros ou então, mercearias de produtos naturais e supermercados asiáticos (procure no setor de farinhas pelo rótulo: "tapioca flour, tapioca starch". Esse é o polvilho de mandioca, o mesmo que usamos no Brasil. Geralmente esse produto vem da Tailândia ou das Filipinas, em pacotes de cerca de meio quilo, ou 1 libra. Um pacote é suficiente para a receita abaixo).


    Pão de Queijo da Isa 



300 ml de leite (ou água)
150 ml de óleo
3 ovos
400 g de polvilho doce (ou azedo) (ou tapioca starch, tapioca flour fora do Brasil)
600 ml (use o copo de medir) de queijo meia cura ou Feta 
Sal a gosto (eu costumo colocar uma colher de sopa rasa)
1/2 xícara de queijo parmesão ralado (opcional) - eu geralmente não coloco, se usar diminua o sal.

  1. Coloque o polvilho numa tigela funda. Leve o leite (ou água), o sal e o óleo ao fogo, e quando estiver borbulhando e fervendo, despeje de uma só vez sobre o polvilho, mexendo até que todo o polvilho esteja úmido. 
  2. Espere esfriar. Quando estiver quase frio, misture os ovos, depois o queijo.Se você tiver a batedeira de bolo com aquelas pás em forma de espiral, use que é ótimo para misturar bem. Depois que a massa estiver bem homogênea, leve à geladeira por uns 15 minutos enquanto preaquece o forno (180C - 375F). 
  3. Não precisa untar a forma! Faça os pãezinhos com cerca de 1 colher de sopa de massa. A massa fica meio mole, o melhor jeito de fazer as bolinhas é com duas colheres, se preferir fazer com as mãos, vai precisar untá-las com óleo pois a massa é meio grudenta. Não se preocupe, o resultado vale (muito) a pena!! :D
  4. Asse até que comecem a cheirar (hmmmm!!) e estejam levemente dourados em cima e embaixo. 
  5. Esta receita dá para bastante pãezinhos, e se você quiser, pode congelá-los depois que estiverem frios, colocando-os num saco ziploc. Quando quiser pão de queijo quentinho, tire a quantidade necessária do freezer e coloque no forno convencional (microondas geralmente gera a perda da textura natural) por alguns minutos.



Para acompanhar esta delícia, passe "aquele" cafezinho e sirva! Feliz lanche da tarde!

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Para o seu café da manhã...

Esta receita assim como a anterior (Quiche de Cogumelos e Frango)  faz parte do cardápio da "Dieta Desintoxicadora" contida no livro Fast Track Detox Diet, de Ann Louise Gittleman, nutricionista norte-americana que há mais de 25 anos pesquisa os efeitos das más combinações alimentares e o seu reflexo no organismo como aumento de peso e toxicidade. Fácil de fazer, esta receita pede por um ingrediente muito interessante: o WHEY Protein, mais conhecido pelos atletas e pessoas que fazem academia, é na verdade o Soro de Leite comum, ou a proteína pura do leite, que é rico em cálcio, minerais e vitaminas indispensáveis à manutenção da energia e produção de massa muscular magra. Também introduz o óleo de linhaça, atualmente bastante popular e conhecido como fonte de ômega 3 e um excelente auxiliar no combate ao colesterol. A maçã também é uma fruta poderosa por seu poder desintoxicante,  É uma ótima maneira de começar o dia com o pé direito! 




Quadrados Apetitosos de Maçã  
(1 porção - dois quadrados)

1 maçã sem caroço e cortada em fatias finas
2 ovos (dê preferência aos enriquecidos com ômega 3)
1 medida (60ml) de Whey Protein (você encontra em lojas de suplementos para atletas)
1-2 envelopes (ou 2 colheres de chá) de adoçante Stevia
1/2 colher de chá de canela em pó
1 colher de sopa de óleo de linhaça
Óleo Spray para untar

Unte uma forma para pão de 26x12 cm ( aquela comum) com o óleo spray; reserve.
Em uma tigela coloque todos os outros ingredientes exceto a maçã; bata com batedeira ou batedor de claras até que fique espumoso e fofo. Disponha as fatias de maçã no fundo da forma de forma irregular e despeje a massa sobre elas. Leve ao forno até que fique levemente corado e firme no topo. Não asse demais. Corte ao meio e sirva regado com o óleo de linhaça. Hmmmm! ! =)

Quiche de Cogumelos e Frango




Este quiche é delicioso e fácil de fazer, você pode usar qualquer tipo de cogumelo ( tem que ser fresco), como shitake, o branco ou o crimini. Nesta receita usei o branco e crimini, meio a meio. Se você quiser incrementar sua refeição, faça uns legumes cozidos no vapor, como repolho ou brócolis, temperados com sal e regados com azeite de oliva e limão.

QUICHE DA FAZENDA

350 g de cogumelos frescos, fatiados (branco, crimini, shitake)
250 g de peito de frango sem osso, cortado em cubinhos
4 ovos batidos com 4 pitadas de sal
1/2 cebola média cortada em cubos
1/3 de xícara de caldo de frango ou carne
1/2 xícara de salsa picada
1/4 xícara de dill fresco picado (pode usar o seco também) - opcional
pimenta caiena - sal a gosto




Unte uma forma para quiche ou pirex com óleo em spray; reserve. Preaqueça o forno a 180C.Bata os ovos em uma tigela e reserve. Pique todos os ingredientes, e aqueça uma frigideira grande em fogo médio e use óleo em spray para untar, refoque as cebolas e os cogumelos adicionando o caldo até que fiquem parcialmente cozidos e dourados. Adicione o frango em cubinhos, adicione sal a gosto e refogue até que o frango esteja parcialmente cozido - terminará de cozinhar no forno - a carne branca é mais seca e se cozinhar totalmente, após assado ficará ressecado. Desligue o fogo e deixe esfriar um pouco. Se houver juntado água na frigideira, escorra e retire a mistura de frango e cogumelos para juntar aos ovos e ervas picadas. Adicione a pimenta caiena se gostar (meia colher de chá).
Despeje a mistura na forma untada e leve ao forno por aproximadamente 25 a 30 minutos ou até que esteja firme e dourado. Bom apetite!!

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Bolachinhas de maisena



Ninguém é de ferro, e mesmo sendo adepta de hábitos saudáveis de alimentação, eu não dispenso vez por outra um "agrado" como estes deliciosos sequilhos feitos com manteiga orgânica, amido de milho e leite condensado. Estes biscoitinhos são um excelente curinga para aquelas tardes em que alguém vem nos visitar para um café ou chá, e mesmo para um lanchinho casual no trabalho, na escola ou assistindo TV. Só tome cuidado porque são bem sequinhos, (por isso também chamados de "sequilhos") requerendo uma xicara de café ou chá para acompanhar...


Bolachinhas Sequilho de Maizena

rendimento: cerca de 150 biscoitinhos

1 lata de Leite Condensado Moça
250 g de manteiga sem sal ( pode usar margarina também) em temperatura ambiente
750 g Maizena ( adicione mais se preciso para dar o ponto)
4 ovos
1 xíc (rasa) de chá de açúcar.

Coloque a maisena numa tigela funda, e adicione os demais ingredientes, misturando com os dedos até formar uma massa lisa. Cubra com um plástico e leve à geladeira por 30 minutos. Preaqueça o forno a 180 C, unte levemente uma assadeira para biscoito com manteiga ou margarina, polvilhe farinha de trigo e reserve. Retire a massa dos biscoitos da geladeira, pegue porções do tamanho de uma laranja, faça rolinhos como para  nhoque e corte em pedaços de 1-2 cm de largura (quanto menores os biscoitos menos tempo você leva para assar). Faça uma bolinha com cada pedaço de massa , coloque na assadeira já untada e polvilhada e amasse com um garfo. Leve ao forno por 10 minutos ou até que estejam da cor desejada. Eu faço alguns bem branquinhos e outros mais corados, tanto um como outro são deliciosos!!!